Como era o setor de RH
Durante muito tempo, as empresas eram acostumadas com a relação de “chefes” e “empregados”. Mas com a evolução e com a chegada da tecnologia muitas coisas mudaram e deixaram a velha forma “engessada” para trás. Cerca de dez anos atrás muito se ouvia falar nas empresas sobre o setor de Recursos Humanos, que fazia as contratações, as demissões, os pagamentos dos funcionários e varias outras funções administrativas que fossem relacionadas aos funcionários da empresa.
O setor de RH e gestão de pessoas
Hoje as coisas mudaram bastante e os Recursos Humanos vão muito mais além das tarefas tradicionais, incluindo uma percepção mais ampla, desde a realidade dos colaboradores até as necessidades da empresa.
Com isso, o papel dos Recursos Humanos e da Gestão de Pessoas se tornou cada vez mais necessário dentro das empresas. Diante aos avanços sociais e tecnológicos observados nos últimos anos, as empresas precisam buscar novas formas de gestão com a intenção de aprimorar ainda mais o desempenho, atingir resultados e alcançar a missão empresarial para a total satisfação de seus clientes e atendimento de suas necessidades.
Com isso, as empresas passaram a investir mais nas áreas de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas, que chegou para agregar dentro das empresas de forma assertiva, com objetivo de desenvolvimento dos colaboradores e de suas competências em geral.
Qual é a diferença entre RH e gestão de pessoas?
Por manter uma relação muito próxima, é comum que a maior parte das pessoas confundam os dois conceitos. Por isso, vamos entender qual é a diferença entre RH e gestão de pessoas. A Gestão de Pessoas, busca melhoria e otimização de habilidades e capacidade, inclusive no âmbito pessoal. Antes de conquistar resultados a Gestão de Pessoas trabalha junto ao colaborador, incentivando, melhorando, ouvindo, dando feedback a cada um deles.
Ela desperta nos colaboradores o desejo de trabalhar, de participar, de evoluir. Mostra também as vantagens que um serviço de qualidade e eficiente traz para a empresa e, consequentemente, ao colaborador. E por fim a Gestão de Pessoas foca primeiramente no ser humano que existe em cada colaborador, para posteriormente se importar com os resultados.
A Gestão de Pessoas valoriza os funcionários, fazendo-os sentirem que a empresa é uma extensão de sua casa. Com isso, cada um deles passa a trabalhar mais motivado e se sentindo acolhido, gerando resultados extraordinários e impactantes e crescendo junto à empresa.
[kkstarratings]
0 Comments