Otimização para mecanismo de pesquisa, ou SEO, é o processo de melhoria de seu website para que ele atraia mais visitantes de mecanismos de pesquisa. O seo é a parte essencial da primeira fase da metodologia Inbound. Ela ajuda a atrair desconhecidos de mecanismos de pesquisa e transformá-los em novos visitantes do seu website. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então continue com a leitura…
Para compreender o SEO, vamos pensar em como as pessoas encontram informações hoje em dia.
Digamos que alguém mude para uma casa antiga e precise substituir todas as tomadas elétricas sozinho. O que ele deve fazer para aprender sobre isso sozinho? Provavelmente, ele irá online e fará sua pergunta em um mecanismo de pesquisa. Deverá ser, inclusive, bastante específico nesta pesquisa: pode digitar “como instalar uma tomada elétrica de 3 pinos”.
O Google recebe 3 bilhões de pesquisas por dia de pessoas que têm dúvidas e problemas que querem resolver. Portanto, os mecanismos de pesquisa precisam fornecer as respostas mais pertinentes e úteis. Para encontrá-las, eles enviam “spiders” para rastrear todas as páginas na web, procurando por esse conteúdo. Esses spiders tentam descobrir do que se trata cada página.
A partir desses dados, eles criam uma lista de resultados que são pertinentes e úteis às pesquisas. Depois, eles classificam esses resultados dependendo da popularidade e autoridade desses websites. Quanto mais visitas um website recebe, melhor sua classificação.
Essa classificação é vista quando você examina uma página de resultados de mecanismo de pesquisa. Os primeiros resultados e aqueles listados na lateral são anúncios: websites que pagaram para serem mostrados em cima (nos primeiros resultados). Mas, abaixo deles, você verá os 10 principais resultados não pagos, ou orgânicos, que contém as respostas mais populares e pertinentes.
Como profissionais de marketing e proprietários de empresa, sua meta é estar na lista dos principais resultados orgânicos, pois a maioria das pessoas clica apenas nos primeiros resultados que vê. De fato, 60% de todos os cliques orgânicos ocorrem nos 3 principais resultados de pesquisa.
Assim, como você chega lá? É aqui que o inbound marketing e SEO entram em cena. Você precisa descobrir o que seus prospects estão procurando, para que possa garantir que eles encontrem seu website.
Há muitos fatores que mecanismos de busca consideram ao rastrear suas páginas e tentar compreendê-las.
Vamos então mergulhar em algumas estratégias e práticas de SEO.
Um fator importante é o primeiro elemento de SEO a se priorizar é o uso de palavras-chave. Essa parte é chamada de SEO on page (SEO na página), ou otimização das páginas do seu site. Palavras-chave são palavras digitadas em mecanismos de pesquisa, como o Google. Basicamente, elas representam os tópicos ou assuntos sobre os quais as pessoas estão tentando aprender mais.
Para atrair esses desconhecidos ao seu conteúdo, você precisa fazer uma pesquisa para descobrir quais palavras-chave estão relacionadas à sua empresa e ao seu setor. Sua pesquisa deve sempre começar com suas buyer personas.
Suas personas representam as pessoas que se tornarão seus visitantes, leads e, nalmente, clientes e promotores. Você precisa determinar quem eles são, quais suas metas e quais problemas enfrentam para que possa começar a compreender o que procuram. Por isso, coloque-se no lugar deles e faça uma lista de palavras-chave que eles pesquisam.
Digamos que sua empresa faça acessórios de smartphone incluindo um estojo de telefone à prova d’água chamada Smart Phone x. Digamos também que uma de suas buyer personas é um adolescente. Vamos chamá-lo de João.
Se João derrubar seu telefone em uma poça d’água, ele tem um problema. Portanto, quais são as perguntas comum do setor que ele pode fazer? Ele pode começar a pesquisar sobre como secar um smartphone, procurando por conhecimento geral do setor.
Em seguida, que perguntas João pode ter para as quais sua empresa fornece soluções? No momento, ele pode não saber ainda como pesquisar seu produto exato, mas pode estar procurando por estojos de smartphone à prova d’água.
Finalmente, que perguntas João pode ter ao decidir comprar seu estojo à prova d’água? Ele pode estar procurando frases como avaliações de estojo protetor para smartphones.
Essa é uma excelente oportunidade para reunir informações para sua equipe de vendas. Quais são as perguntas mais comuns que eles recebem? Passar pelo processo de pensamento de João pode fazer com que você crie uma lista de palavras-chave, como secar um smartphone, estojos de smartphone à prova d’água e avaliações de estojo protetor para smartphones.
À medida que você fizer essa lista, categorize as palavras-chave por meio das fases da jornada do comprador em que elas se encaixam. Palavras-chave baseadas em problemas do setor fazem parte da fase de conhecimento. Palavras-chave para as quais sua empresa fornece soluções fazem parte da fase de consideração.
Sobre as palavras-chave faz parte da fase de decisão?
Depois deste brainstorming, certifique-se de experimentar e imitar a linguagem que suas buyer personas usariam realmente em suas pesquisas. Saiba que essa linguagem pode variar em diferentes partes do mundo.
Você pode perceber que há muitas frases de palavras-chave que poderiam ser incluídas em sua lista, mas você atrairá suas buyer personas apenas com aquelas que falam sua língua. Agora, se você não consegue pensar em outras palavras-chave para adicionar à sua lista, expanda sua lista de palavras-chave procurando alternativas na rede.
Experimente digitar uma de suas palavras-chave em um mecanismo de pesquisa para ver os resultados. Nesse exemplo, você está olhando no teclado, nomes de barco. Ao digitar no Google, ele completa automaticamente outras frases de palavras-chave populares, como gerador de nome de barco, letras de nome de barco e ideias para nome de barco.
Você também pode procurar por alternativas nas diferentes opções de pesquisa no Google, como pesquisa de imagem ou pesquisa de vídeo. Nesse exemplo, você pode ver que ao fazer uma pesquisa de vídeo, aplicar um novo nome de barco é uma frase de palavras-chave relacionada, assim como nomes engraçados e escrita à mão.
Você também pode usar uma ferramenta como keywords.io ou a Google Webmaster Tools para obter sugestões. Adicione todas as alternativas relacionadas aos seus negócios e personas de comprador à sua lista de palavras-chave. Em seguida, determine quais palavras-chave as pessoas já usam para encontrar seu site. Alguns mecanismos de pesquisa, como o Google, criptografa seus dados de pesquisa orgânica para ocultar essas palavras-chave, o que signica que fazer isso ficou mais complicado.
Mas você ainda pode usar uma ferramenta de análise como Google Webmaster ou HubSpot Sources para obter insights. Finalmente, decidir para quais palavras-chave você tem melhores oportunidades de classificação. Lembre-se de que muitos outros websites estão tentando se classificar para uma palavra chave dada e apenas 10 podem estar na primeira página de resultados de pesquisa.
Algumas palavras-chave serão mais difíceis do que outras.
Pense nisso: o que aconteceria se você pesquisasse a palavra-chave “calçados”? Bom, você encontraria resultados de todos os tipos desde calçados – masculinos, femininos, até tênis ou sandálias. Uma palavra-chave como “calçados” é chamada de palavra-chave curta.
Agora, uma pequena loja especializada em tênis teria dificuldades para classificar-se para “calçados”. Há muita competição em torno dessa palavra-chave e alguns sites muito populares e confiáveis estão preenchendo as principais posições. A palavra-chave em questão é também muito abrangente, e provavelmente essa pequena loja não receberia nenhum visitante qualificado com ela.
Mas, digamos que você pesquise algo mais específico, como “melhores tênis de corrida para mulheres com pé chato”.
Você obteria resultados mais específicos que responderam melhor sua pergunta. Essa frase de palavra-chave mais específica é chamada de palavra-chave de cauda longa, pois é uma cadeia de caracteres de palavras relacionadas que parece com uma cauda longa.
Elas são significativamente mais fáceis de se classificar, pois são mais específicas e direcionadas, sem mencionar que as pessoas que procuram por palavras-chave de cauda longa sabem o que procuram, o que significa que são visitantes qualificados e com mais chances de se transformarem em leads e clientes.
Mas, só porque você está escolhendo uma palavra-chave de cauda longa não quer dizer que uma boa classificação será necessariamente fácil. É importante compreender que é difícil se classificar para uma palavra-chave independentemente do tamanho. Para isso, você precisará se aprofundar palavra-chave, pesquisando sua classificação atual para essa palavra-chave de cauda longa e a frequência de pesquisa para ela.
Agora, se estiver usando uma ferramenta como Google Analytics ou HubSpot Keywords, você também pode ver o nível de competição para essa palavra-chave. Em última análise, você vai querer focar em palavras-chave que tenham um grande volume de pesquisa, com pouca competição. Assim que identificar as palavras-chave alvo, comece a criar conteúdo em torno delas.
Os mecanismos de pesquisa estão ficando cada vez mais espertos.
Além de compreender palavras-chave, eles também tentam compreender a intenção de quem pesquisa. Se você procurar por “time de futebol de Boston” sua intenção provavelmente é encontrar informações sobre o time de futebol de Boston: o New England Revolution.
O Google tenta compreender o que realmente você procura, examina todas as páginas relacionadas e depois mostra os resultados que pareçam mais úteis. Ele não mostrará apenas as correspondências exatas da palavra-chave pesquisada. Como profissional de marketing, isso significa que você pode criar conteúdo usando linguagem natural e variações de sua palavra-chave, como comida para pinguins, comida de pinguim.
Você não precisa usar a frase exata repetidamente.
E não evite mencionar palavras-chave relacionadas em seu conteúdo, como peixe para pinguins. E isso significava que os profissionais de marketing e criadores de conteúdo precisavam ser extremamente precisos.
Se alguém procurava por “observação de aves em Portland” era preciso garantir que meu título, cabeçalho, a descrição, e meu conteúdo contivessem “observação de aves em Portland”, nesta exata ordem. Mas agora, os mecanismos de pesquisa são muito mais inteligentes.
O Google teve sua atualização Hummingbird, que é muito mais sosticada quando se trata de modelamento de tópico. O Bing e Yahoo são mais sosticados nessa frente também. E isso significa que, hoje, se uma pessoa procura por “observação de aves em Portland”, pode usar termos como “ver pássaros em Portland”, que são sinônimos.
Posso usar “Portland observação de pássaros”, que bagunça a ordem. “Observar pássaros em PDX”, que altera basicamente cada palavra na consulta, mas tem a mesma intenção por trás. E “Portland, Oregon viagens de observação de pássaros”, que mistura plurais e altera a especificidade. Tudo isso funciona. A prática recomendada quando se trata de correspondência e direcionamento de palavras-chave é empregar palavras-chave que correspondam bem a consulta de quem pesquisa.
Queremos que as pessoas saibam, sim, que essa página contém exatamente o tópico que você está procurando. Tudo bem em visar vários termos e frases na mesma página, desde que a intenção seja a mesma.
Por último, não encha ou repita palavras-chave sem necessidade. O objetivo é ser útil e fornecer conteúdo de qualidade para proporcionar uma excelente experiência de usuário.
0 Comments