Temos várias fases em nossas vidas: nascemos, entramos nas escolas, evoluímos, trabalhamos, envelhecemos para finalmente morrermos. Depois de nós, provavelmente outras pessoas virão e passarão por esse mesmo padrão de eventos. Se você reparar bem, esse conjunto de fatos forma um ciclo que se repete entre todos nós. Da mesma forma esse raciocínio pode ser aplicado aos produtos que sua empresa vende, formando o seu ciclo de vida. Vamos entender melhor sobre isso?

O ciclo de vida do produto nada mais é do que o conjunto dessas fases. Ao lançá-lo no mercado, ele passará por cada uma das seguintes fases, ao longo de sua evolução: introdução, crescimento, maturidade e declínio.  Vale lembrar que as quatro etapas que compõem o ciclo de vida de um produto não são rígidas, variando de produto para produto. Tome como exemplo produtos de tecnologia: rapidamente aparecem atualizações ou novos modelos no mercado que tomam o lugar dos antigos, levando ao declínio completo de suas vendas e demandas.

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Para que serve o ciclo de vida do produto?

Sabendo em qual etapa cada produto do seu portfólio está, é possível criar uma estratégia e direcionar seus esforços de marketing de forma muito mais assertiva. Se estiver nas fases iniciais do ciclo de vida do produto, é possível criar um planejamento para que seu ciclo seja o maior possível, concorda?

Como seu produto está em desenvolvimento, você e sua equipe terão mais tempo hábil para criar e aperfeiçoar um planejamento de marketing eficaz, buscando ampliar ao máximo possível esse ciclo.

Outro exemplo que pode ilustrar bem a funcionalidade dessa ferramenta é o momento em que o produto está entre as fases de crescimento e maturidade. Direcionar seus esforços para que o produto se mantenha nessas fases é uma boa opção, já que é a etapa que lhe trará mais lucro e retorno sobre os investimentos feitos.

Identificar em que fase o seu produto está também facilita saber qual é o momento exato de retirá-lo do mercado, ao mesmo tempo em que se planeja com folga o lançamento de seu substituto. Empresas que implementam um ciclo mais dinâmico também costumam se tornar líderes de mercado, pois identificam a nova tendência e respondem rapidamente às novas necessidades do mercado.

Ciclo de vida do produto: fases

Como já foi dito, as quatro fases do ciclo de vida de um produto são as seguintes:

  • Introdução;
  • Crescimento;
  • Maturidade;
  • Declínio.

Agora que você já tem esse conhecimento, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas, certo? Então vamos lá!

Introdução

Essa fase está relacionada com o surgimento do produto e início de suas vendas no mercado. No começo tudo é realizado em proporção menor: produção, distribuição, prospecção de clientes e surgimento de concorrência. Se for um produto que ainda não existe no mercado, ainda é necessário fazer sua prototipação e validação.

Crescimento

O produto começa a evoluir e se consolidar um pouco mais no mercado. As vendas aumentam e começa a surgir um certo reconhecimento. Também expandem a produção e por consequência sua distribuição. Nessa fase começam a surgir também os concorrentes que fazem produtos similares e, por isso, é importante que seu produto receba uma visibilidade muito maior que a deles e se torne referência no mercado.

Maturidade

Durante a maturidade, as vendas, a produção e a concorrência do seu produto chegam a um nível de estabilidade. Nessa fase também começa a ser mais difícil manter os lucros altos, já que já existem vários concorrentes e porque o produto se prepara para entrar na fase de declínio.

Declínio

A principal característica nessa fase é a diminuição gradativa das vendas. O mercado e o mundo são dinâmicos e por isso novas tendências podem surgir, tornando o seu produto ultrapassado. Como exemplo disso, temos o consumo de filmes: antes os clientes iam até uma locadora; atualmente temos serviços de assinatura e a possibilidade praticamente ilimitada de assisti-los. Já é importante também que a empresa tenha um produto alternativo para ser lançado e ocupar o lugar do antigo.

Ciclo de vida do produto e matriz bcg

O  ciclo de vida do produto está bem interligado com outra ferramenta: a matriz BCG . Com ela você consegue separar os produtos do seu negócio em quatro categorias: Estrela, Vaca Leiteira, Questionamento e Abacaxi.  Então veja abaixo as principais características de cada uma:

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Questionamento

  • Exigem altos investimentos;
  • Ainda não trazem retornos financeiros;
  • Produtos que estão sendo desenvolvidos;
  • Baixa participação de mercado.

Como são produtos ainda em desenvolvimento é natural que não apresentem resultados expressivos. A essa altura, você também já deve imaginar que eles apresentam características fortes do início do ciclo de vida.

Estrela

  • Produtos que assumem liderança de mercado;
  • Grandes geradores de receita;
  • Competição alta de mercado;
  • Demanda por altos investimentos em marketing e publicidade.

O que ele tem a ver com o ciclo do produto? Se você parar para pensar bem, ele está justamente na fase de crescimento, momento em que os concorrentes começam a aparecer e tentar pegar sua fatia de mercado.

Vaca Leiteira

  • Produtos que trazem lucros significativos para a empresa;
  • Também são os responsáveis por uma boa geração de caixa;
  • São a base do portfólio de uma empresa.

Fazendo a ponte entre a Matriz e o ciclo, você pode ver que a Vaca Leiteira é justamente aquele produto que atingiu a maturidade, já traz bons retornos financeiros para a organização. Nesse momento já é bom ficar alerta, pois em seguida os lucros irão diminuir e o produto começa a perder participação no mercado.

Abacaxi

  • Vem perdendo participação de mercado;
  • Dependendo do caso devem ser eliminados.

Por mostrar essas características, é enquadrado na fase de declínio, é um produto que “já cumpriu a sua missão”.

Conclusão

Como você já viu, todo produto tem uma data de validade. Ele começa de uma ideia, evolui e gera os resultados esperados. Ao mesmo tempo começa atrair novos concorrentes para o mercado, chegando à fase de maturidade. Você deve ter percebido também a importância de saber em qual fase seu produto está para planejar a transição entre aqueles que estão em declínio e os novos que serão desenvolvidos. Fazer essa gestão é extremamente importante para continuar gerando receita para seus negócios!

Já conhecia esse ciclo? O que achou? Compartilhe sua opinião com a gente para aumentarmos nossa discussão.

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Gabriel Henrique

Gabriel Henrique é Sócio Fundador da Lýkoi Company, começou ao seus 19 anos sua carreira com Marketing Digital. Hoje presta Consultorias para empresas que necessitam vender mais através da internet. Tem um vasto conhecimento em ferramentas online como, Facebook Ads, Google Ads, CRMs Power BI e outros. Sonha em tornar a Lýkoi Company uma das maiores empresas prestadora de serviço no Marketing Digital.

1 Comment

Os 4 ps do marketing: os verdadeiros pilares que você precisa conhecer! | Lýkoi · 3 de agosto de 2018 at 17:32

[…] fazer uma boa gestão desse portifólio. Não sei se você sabe, mas cada produto tem seu próprio ciclo de vida e também é responsável por uma pequena fração de seu mercado. Entender esses pontos é […]

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