Se você está criando um planejamento estratégico para sua empresa, seja ela grande ou pequena, sabe a importância de se definir quais serão os objetivos a serem alcançados, bem como as metas e ações que devem ser feitas para tanto. Nesse sentido, você tem uma ferramenta muito útil e que pode ajudar nessa missão: a análise SWOT. Já sabe como fazer uma análise SWOT, o que de fato ela é e quais são as suas vantagens e utilidades? Então papel e caneta na mão que vamos te ensinar um pouco mais sobre isso no post de hoje!

O que é a Análise SWOT ou FOFA?

Como fazer uma analise swot alvo

A análise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças), como é conhecida aqui no Brasil, é uma ferramenta usada, conforme já falamos, para se realizar um planejamento estratégico. Se por acaso você não sabe o que ele é, explicamos para você: é uma metodologia originada da Administração que corresponde a uma série de ações, tomadas por uma empresa/organização, que permite o alcance de seus principais objetivos. Como uma empresa não funciona de forma isolada, também são analisados os principais ambientes em que ela se encontra, mas calma que vamos detalhar esse assunto mais para a frente.

E o que isso tudo tem a ver com a SWOT?

Ela entra justamente nessa análise do ambiente ao redor da empresa, tanto interno, quanto externamente. A sigla se traduz nas seguintes variáveis: forças (Strengths), fraquezas (Weakness), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats), ou seja, esse tipo de matriz ajuda a mapear e a visualizar, dentro do ecossistema empresarial, quais são as forças e fraquezas que a empresa apresenta e quais são as oportunidades e ameaças que o ambiente oferece a ela. Fazendo esse verdadeiro raio-x do negócio, o empreendedor consegue traçar um plano de ação mais assertivo para conquistar os objetivos corporativos, minimizando os riscos envolvidos da operação, concorda?

Para que ela serve?

Agora que você já está mais familiarizado com a SWOT, vamos dar uma olhadinha em quais são as utilidades que ela possui. Veja só:

Analisar os ambientes

Como falamos no começo desse post, ela serve como instrumento de apoio para analisar o ambiente em que a empresa está situada. Mas quais ambientes são esses, afinal? Lembra que prometemos aprofundar nesse tópico? Então chegou a hora de falar dele!

Macroambiente

O macroambiente, como seu nome já diz, é aquele mais amplo, no qual o negócio está inserido. Podemos dizer também que é aquele do qual a organização tem menos controle em suas mãos. Portanto, infelizmente, a única coisa que pode ser feita é se adaptar às mudanças que acontecerem. Fazem parte desse ambiente as seguintes variáveis, que podem impactar seu negócio:

  • Naturais;
  • Políticas;
  • Tecnológicas;
  • Socioculturais;
  • Econômicas;
  • Demográficas.

Mas qual é a relação desse tipo de ambiente e a análise SWOT? Aqui serão encontradas as principais oportunidades e ameaças para a sua empresa, já que são coisas que não exercemos controle, não é verdade?

Entendeu direitinho o que é o Macroambiente? Agora vamos falar sobre o Microambiente

Microambiente

Para aprender como fazer uma análise SWOT, também não podemos deixar de falar do microambiente. Pois bem, ele é formado por variáveis que a empresa consegue controlar, que estão mais próximas, mais tangíveis a ela. Quer alguns exemplos para ficar mais claro? Então veja só quais são essas variáveis:

  • Recursos humanos;
  • Localização;
  • Fornecedores;
  • Recursos financeiros;
  • Marketing;
  • Departamentos;
  • Operações.

E aqui outra vez a SWOT aparece: diferente de ameaças e oportunidades, no ambiente interno encontramos forças e fraquezas, que estão ao nosso alcance e podem ser controladas por nós.

Ter uma visão macro do negócio

Depois que seu diagnóstico estiver pronto, você vai ter uma visão global do seu negócio! Vai saber com detalhes aquilo que ameaça a existência da sua empresa, tudo o que favorece e pode trazer vantagem competitiva, o que é preciso melhorar e aquilo que já está fortalecido. Com esse quadro geral, você saberá a hora de ajustar as suas velas e seguir no rumo certo.

Auxílio na tomada de decisão

Bem, depois de fazer todas essa análise dos ambientes, identificar quais são todas as variáveis que impactam suas atividades e ter essa visão macro da sua empresa, resta agora fazer algo útil com toda essa informação, não é mesmo? Dessa forma, você pode criar planos de ação para minimizar suas fraquezas, tirar proveito das oportunidades, se adaptar às ameaças ou mesmo potencializar suas forças. Como você pode ver, dá para trabalhar todos esses pontos em conjunto. Além da SWOT, existem outras ferramentas que também podem te ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Como fazer uma análise SWOT: 7 passos simples

Para você realmente entender como fazer uma análise SWOT, vamos mostrar um passo a passo bem simples, mas eficaz, que te ajudará bastante nessa missão.

  1. Faça um levantamento do ambiente externo do seu negócio: quais são as variáveis que influenciam positiva e negativamente?
  2. Classifique as que forem positivas como oportunidades; as negativas, como ameaças.
  3. Liste também tudo aquilo que influencia seu negócio, mas de forma interna.
  4. Assim como o passo 2, também separe o que favorece e aquilo que prejudica suas atividades. Essas serão suas forças e fraquezas.
  5. Monte a sua Matriz SWOT, separando as variáveis em grupos diferentes.
  6. Depois de montada, comece a refletir e combinar os elementos. Pense, por exemplo, quais forças podem amenizar suas fraquezas. Ou ainda que forças você possui que podem impulsionar uma oportunidade. Você pode relacionar também quais fraquezas você tem que pioram ainda mais as ameaças existentes.
  7. Crie planos de ação, detalhando exatamente quais atitudes você pretende tomar. Ao fazer isso, tenha em mente que você deve potencializar ao máximo suas forças, diminuir as fraquezas, aproveitar as oportunidades e reduzir ameaças.

Para você ter ideia como fica estruturada a matriz, separamos essa imagem para você:

Como fazer uma analise swot matriz

Análise SWOT na prática

Bom, nada melhor que um caso prático para fixar todos esses conceitos, não é verdade? Agora que você tem a receita de como fazer uma análise SWOT, preste atenção nesse caso. Suponha que você tenha uma escola de idiomas e queira aplicar a metodologia SWOT para ela. Vamos listar então quais são as variáveis?

Ambiente externo (ameaças e oportunidades): Podemos pensar, por exemplo, que profissionais que falem um segundo idioma vem ganhando um belo reconhecimento no mercado. Por essa razão, a demanda por esse tipo de curso vem aumentando bastante. Outra oportunidade que poderia existir é a tendência de consumo de cursos on-line, o que reduz o custo de produção e o preço final para o consumidor. Uma ameaça que pode ser encontrada é a grande quantidade de concorrentes que vem surgindo e a presença daqueles que já são consolidados.

Ambiente interno (forças e fraquezas): Você poderia considerar que as forças desse negócio são o método diferenciado, o uso de tecnologias inovadoras (realidade virtual, e-books, etc) e a qualidade de ensino; como fraquezas, o limite de aulas que podem ser marcadas durante um dia ou profissionais ruins que estão prestando um mau atendimento aos clientes.

Jogando essas informações para a matriz, temos o seguinte:

como fazer uma analise swot 4

A partir disso, podemos começar a pensar em ações a serem tomadas: para minimizar fraquezas, podemos procurar novos profissionais, que prestem um serviço mais adequado ao cliente; tentar aproveitar as tecnologias utilizadas para reduzir a necessidade de aulas presenciais, aumentado a capacidade de aulas/dia. Para potencializar as forças, podemos separar parte da receita para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos métodos, entregando uma qualidade permanente de ensino ao consumidor.

Outra análise que pode ser feita é a relação entre as fraquezas e ameças: esse atendimento ruim dos funcionários pode estar enfraquecendo a imagem e reputação da empresa, dando mais brecha para que concorrentes tomem sua fatia de mercado. Por fim, podemos dizer também que as forças desse negócio estão em harmonia com as oportunidades, já que a tendência de consumo de cursos on-line, com apoio de tecnologia e inovação vem aumentando.

Conclusão

Chegamos ao final de mais um post e a essa altura você já deve ter aprendido como fazer uma análise SWOT e como ela te auxilia na criação de um planejamento estratégico para atingir os objetivos do seu negócio. Com todos os ambientes mapeados, sua empresa tem muito mais chances de sair na frente da concorrência e obter mais vantagem competitiva no mercado, não é mesmo. Também ensinamos o caminho das pedras para fazer a sua. Então agora não existe mais desculpa para deixar de fazer a sua, ok?!

Agora é a sua vez de falar: não deixe de escrever sua opinião nos comentários, para que a gente possa melhorar cada vez mais o nosso trabalho, e avalie esse post, clicando nas estrelinhas aqui embaixo!

Um grande abraço para você e até a próxima!

[kkstarratings]

 

Junte-se a mais de 1000 empreendedores!

Inscreva-se na minha newsletter e receba em primeira mão as novas publicações e sacadas para o seu negócio!


Gabriel Henrique

Gabriel Henrique é Sócio Fundador da Lýkoi Company, começou ao seus 19 anos sua carreira com Marketing Digital. Hoje presta Consultorias para empresas que necessitam vender mais através da internet. Tem um vasto conhecimento em ferramentas online como, Facebook Ads, Google Ads, CRMs Power BI e outros. Sonha em tornar a Lýkoi Company uma das maiores empresas prestadora de serviço no Marketing Digital.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *