Técnicas de marketing

O Marketing utiliza técnicas fundamentais em estatísticas, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicações e econometria. As técnicas de marketing são objetos de estudos sistematizados em escola de comunicação social e reconhecidos como atividade econômica de grande importância no conjunto da economia nacional, tanto pela geração direta de empregos, como pela promoção das vendas, aquecendo o consumo e a economia e promovendo o desenvolvimento.

clusterização de clientes

Um dos objetivos do marketing é determinar as condições que o produto deve reunir, e, no marketing, o produto é tudo aquilo que pode satisfazer uma necessidade e, portanto, ser vendido. Isso inclui saber o que, para quem, em que momento e de que forma determinado produto ou serviço deve ser ofertado compõem os parâmetros fundamentais para qualquer estratégia empresarial bem-sucedida.

Clusterização de clientes: personalizando as necessidades de cada segmento

A segmentação de clientes é uma ferramenta de marketing de sucesso quando implementada corretamente. Há muitos segmentos para escolher, mas apenas alguns em que os seus clientes específicos se encaixam. Por esta razão, a seleção dos segmentos e a colocação dos seus clientes devem ser feita com precisão para a estratégia dar certo.

clusterização de clientes segmentos

Compreender o segmento da empresa ajuda em muitos aspectos comerciais: a abordagem, a elaboração do produto ou serviço, a compreensão da concorrência e, acima de tudo, o que motiva o cliente a consumir. Com o domínio dessas informações (e as ações corretas a partir delas), sua empresa tem um ponto de partida para basear sua estratégia no mercado.

O ideal é ser o mais específico possível. Saber a categoria, se o cliente é consumidor final ou intermediário, o que os levam a comprar aquele produto, os hábitos de compra e motivações. Dessa forma, não haverá erro.

Clusterização de clientes é o nome da técnica de organização de indivíduos e universos em função de seu comportamento, hábitos, atitudes, preferências, opiniões, pertencimentos, ligações, conexões, valores, interesses, história de vida, etc.

De forma prática, essa técnica se difere da segmentação, por que considera variáveis mais intangíveis – como propensão, mindset, preferências, opiniões, contextos e demais variáveis – no framework de organização de grupos.

Conclusão

Em suma, a utilização de técnicas de segmentação e clusterização de clientes é a abordagem complementar para o mercado integrado on/offline de hoje, o mercado das redes e comunidades, seja nos seus níveis de profundidade, seja no possível grupo de visões e abordagens que se podem desenvolver para cada cluster analisado.

No olhar comercial a clusterização de clientes trará mais assertividade para quem o vendedor irá ofertar, trazendo uma melhora das vendas e desenvolvimento da empresa.

E você, já conhecia a técnica de clusterização de clientes? Conte sua experiência para a gente aqui nos comentários e deixe sua avaliação desse post, clicando aqui embaixo

[kkstarratings]


Gabriel Henrique

Gabriel Henrique é Sócio Fundador da Lýkoi Company, começou ao seus 19 anos sua carreira com Marketing Digital. Hoje presta Consultorias para empresas que necessitam vender mais através da internet. Tem um vasto conhecimento em ferramentas online como, Facebook Ads, Google Ads, CRMs Power BI e outros. Sonha em tornar a Lýkoi Company uma das maiores empresas prestadora de serviço no Marketing Digital.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *