Composto de marketing, Mix de marketing ou simplesmente os 4Ps do marketing. Esses termos resumem os quatro elementos fundamentais do Marketing:
Produto, Preço, Praça, Promoção. Criado por Kotler, os 4Ps, quando bem estruturados, são essenciais para que uma estratégia de marketing dê certo.
Mas, afinal, o que é marketing? Toda empresa tem uma razão de existir: ela soluciona uma dor de um certo público. Então o marketing surge para atender essas necessidades, desejos não realizados e trazer lucro para as empresas.
Mas para dar certo é preciso traçar um planejamento e chegar em objetivos concretos. Aqui que se encaixam os 4Ps! Quando bem definidos, podem gerar o sucesso desejado pelas empresas. Vamos conhecer um pouco mais? Confere aí!
Produto
Pode ser um produto físico ou, como podemos observar nos últimos tempos, um infoproduto (produtos digitais). Aqui, deve-se observar quais são as necessidades do público e solucioná-las com esse produto.
Observe também aquilo que os concorrentes negligenciam e pode ser valorizado pelos clientes.
Indo mais além, também é importante pensar em qual embalagem utilizar: seu produto é frágil? Se for o caso será necessária uma embalagem especial. Ou ainda: seu público é formado pro crianças? Invista em embalagens mais coloridas e atrativas visualmente.
Analise também os prazos e métodos de entrega: são pontos que também se relacionam com o produto e são determinantes para a satisfação do cliente (viu como os 4Ps são interligados?)
[kkstarratings]
0 Comments